Flamengo já irá começar 2012 com o pé esquerdo do Renato Abreu. Uma renovação absurda de um jogador decadente e sem condições físicas sequer de compor banco de reservas. Fora o fato de nunca ter sido reconhecido por sua habilidade com a bola, com o tempo esta carência chegou ao ponto "Veloso" de nulidade. Hoje joga pelo nome, que é lembrado nas arquibancadas em meio a impropérios e insultos. Sua presença foi exigida por Luxemburgo, jogador de poquer inveterado e provavelmente endividado dada sua capacidade de fazer apostas erradas como Jael e Gustavo. E para jogador de poquer Luxemburgo tem o raciocínio lento. Até hoje passada semanas do fim do campeonato brasileiro ainda não descobriu a falência múltipla de seu esquema tático desfuncional e grotesco, que faria Guardiola cair de risadas e consternação por um futebol tão ultrapassado e falido.
E o time voltará de férias. Já considero como perdido duas semanas iniciais que deverão ser utilizadas como desintoxicação e "desgordurização", Os pseudo-atletas voltarão gordos e mais desmotivados. Alguns com contratos milionários renovados e a eterna marra de jogador, que, convenhamos deve pirar ao receber salários tão altos com tão pouco trabalho. Acredito que são capazes de se acharem ungidos pelo divino, donos da pedra filosofal. Para organizar este grupo o Flamengo manterá o mesmo Departamento de Futebol. Com um tirano burro, um bobo da corte toupeira e um síndico. Uma espécie de Exército de Brancaleone, filme famoso italiano sobre um exército de atrapalhados. Não esperem contratações sagazes e pontuais. Iremos nos aborrecer. Continuaremos com uma presidente mais dedicada às artes aquáticas e um suspeito desvio de verba aos esportes olímpicos onde uma amiga particular se tornou vice-presidente. Fora a antecipação das receitas de 2012 feitas este ano, que, claro, fará com que antecipe as receitas de 2013 em 2012, numa bola de lama que não terá mais fim.
Patricia conta com a ajuda de seu empregado fiel, vulgo Capitão leo, espécie de cão que só late para pessoas de bem. As finanças do Flamengo explodem em dívidas e sabe-se lá quantos rombos orçamentários mas tudo continua incólume. Ninguém protesta contra ela nos jornais e sites, ninguém aparece representando a Oposição para se posicionar nem os associados se dignam a protestar. Em suma, o próprio retrato do povo brasileiro enquanto cordeiro domesticado.
Pois bem, nesta saga "brancaleone" de 2012, em que reforços serão raros e a manutenção de jogadores que ninguém mais quer preponderantes, aliado a um ex-técnico teimoso e burro no comando com uma presidente omissa e pusilânime, aguardaremos o ano passar rezando que não faça tantos estragos. Porque a coisa promete.
Enfim, mesmo que o Flamengo seja esta zona e se torne um conjunto inclassificável sob uma gestão horrorosa isto não impede de continuarmos torcendo e amando. Porque Flamengo sobreviverá a estas pessoas ruins e patéticas pois é uma força da natureza e como tal tem seus períodos de luz intercalados com as trevas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário