Três foragidos da Justiça do Estado de Mato Grosso foram presos em Itaituba, sudoeste do Pará, durante operação integrada das Polícias Civil e Militar do município. Os paranaenses César Reinaldo da Silva, 37 anos, e Israel Rodrigues da Silva, 40, ambos nascidos em Guaíra (PR), e o Mato-Grossense Wagner de Souza Carvalho, 23, natural de Guarantã (MT), foram localizados após denúncias anônimas que resultaram em investigações sobre o paradeiro dos fugitivos do Presídio "Osvaldo Florentino Lopes", conhecido como “Ferrugem”, na cidade de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso.
|
Foto: Policia Civil do Pará |
As denúncias mostraram que os criminosos estavam escondidos em Itaituba. Assim, policiais civis da Superintendência Regional do Tapajós e da 19ª Seccional Urbana de Itaituba em conjunto com policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO), do 15º Batalhão da Polícia Militar de Itaituba localizaram a residência usada como esconderijo em um bairro do centro da cidade. Os fugitivos foram identificados depois de serem reconhecidos por meio de fotografias. César da Silva e Israel Rodrigues cumprem pena em Mato Grosso por tráfico de entorpecentes. Já Wagner Carvalho cumpre pena por furto qualificado.
Segundo o delegado Edinaldo Sousa, titular da Superintendência, a casa em que estavam os fugitivos foi alugada por César que obteve ajuda financeira da companheira Deise Silva Morais, de 25 anos, natural de Paranaíta-MT. Ainda, no local, os foragidos ainda tentaram escapar da prisão, informando aos policiais falsos nomes e alegando que seriam garimpeiros recém chegados a Itaituba vindos do município de Novo Progresso, no sudeste do Pará. Contudo, os policiais já tinham em mãos as fotografias dos presidiários. Em depoimento, os presos afirmaram que fugiram do presídio após cavar um túnel na cela em que estavam.
Na ocasião da fuga, ao todo, 36 detentos conseguiram fugir do presídio. Os fugitivos foram apresentados na Seccional da Polícia Civil de Itaituba, ao delegado Antonio Carlos Corrêa da Silva, plantonista do dia. Segundo o delegado, as prisões dos criminosos serão comunicadas às autoridades de Sinop, em Mato Grosso, para que sejam tomadas providências no sentido de encaminhá-los de volta ao município para que cumpram o resto da pena. O delegado Edinaldo Sousa ressaltou que a Polícia Civil já estava atenta para a movimentação de fugitivos de Mato Grosso. "Há suspeitas de que eles teriam participado de assaltos no distrito de Moraes de Almeida, a 300 quilômetros da sede de Itaituba. As investigações irão continuar no sentido de que as vítimas ou testemunhas dos roubos possam reconhecê-los", finaliza o delegado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário