Publicidade:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Malware que rouba contas bancárias se espalha pelo Facebook; saiba como se proteger

Zeus rouba os dados bancários do usuário sem que este perceba que está sendo uma vítima de cibercrime
foto:portal R7.com


Um malware de codinome Zeus, que já circula há algum tempo na Internet, começou a usar o Facebook para se disseminar com mais facilidade. O vírus é capaz de se instalar no computador do usuário e permanecer inativo até que seja acessado algum serviço de internet banking.
O Zeus rouba os dados bancários do usuário sem que este perceba que está sendo uma vítima de cibercrime. O malware, detectado pela primeira vez em 2007, é capaz de exibir uma página falsa de acesso à conta bancária, onde o usuário fornece todos os dados acreditando utilizar o site real.
Ainda não se sabe quem está por trás do golpe, mas é provável que uma rede de cibercriminosos da Rússia, intitulada Russian Business Network, esteja por trás das ações. O Facebook já conhece a ação das variantes do Zeus, mas ainda não apresentou uma solução para conter o vírus. A rede social apenas recomenda aos usuários que não acessem links suspeitos e mantenham os softwares antivírus ativos e atualizados.
Se o usuário suspeitar que seu computador foi infectado - ou quiser verificar, por segurança - é só seguir algumas dicas básicas: o Zeus se instala em uma pasta chamada %System% folder e instala localmente outros arquivos, como TSPY_ZBOT.SMD ou TSPY_ZBOT.XMAS. É possível fazer uma verificação manual.
Algumas soluções antivírus, mesmo em versões gratuitas, oferecem opções de varredura do sistema antes da inicialização. Embora mais demorado, o processo identifica programas mal-intencionados de forma mais minuciosa, incluindo alguns que se "escondem" quando o sistema operacional é inicializado.
Com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog